A história de Arrependido – O Touro de Rodeio

sexta-feira, 20 de setembro de 20131comentários

A história de Arrependido – O Touro de Rodeio
por Kleber Montagnini

Arrependido nasceu em um sítio do interior do Paraná, filho de uma vaca Nelore muito bonita e de pai desconhecido por ele. Desde pequeno ele gostava de pular, enquanto seus irmãos e amigos o caçoavam.

– Mas como é bobo esse Arrependido, vive pulando por nada – falavam eles.

Mas Arrependido não ligava, ele gostava mesmo de pular. Cresceu e se tornou um belo touro, sempre com cócegas no vazio, pulava como um louco até que seu dono pensou:

- Esse deve dar um touro baum de rodeio !!!

Arrependido via o vai e vem de caminhões no sítio e notava que seus irmãos e primos iam e não voltavam mais. Achava estranho, mas não entendia.

E assim foi, seu dono chamou os amigos peões e foram fazer um teste no Arrependido. Quando prenderam Arrependido no brete e passaram o sedém em seu vazio, Arrependido pensou:

- Que troço que faz cócegas, eu achei que isso era apertado, mas na verdade só faz é cócegas.

E quando abriu a porteira ele pulou como um louco, jogando os amigos de seu dono ao chão. Assim foram muitas e muitas vezes, até que o Sr. Paulo, tropeiro de sucesso o comprou de seu dono, levando para sua fazenda no interior de São Paulo.

Quando chegou lá, Arrependido ficou admirado. Havia exercícios de caminhada todas as manhãs, natação à tarde, um veterinário só pra ele, pastagem verdejante e além de belas porções de ração balanceada.

Certo dia chegou o caminhão, carregaram ele e seus amigos e partiram pela estrada. Chegando ao local, mais comida farta e um bom pasto. À noite, ele foi para o fundo dos bretes e quando chegou sua vez, ficou deslumbrado, milhares de pessoas estavam ali para vê-lo e a cada pulo que dava era mais e mais gritaria.

- Esse é o Arrependido da Cia do Dr. Paulo, Touro marrento do rodeio brasileiro – narravam locutores como Almir Cambra, Daniel Tibiriçá, Barra Mansa, Rafael Vilella, Ilson Galli, Piracicabano, Marco Brasil e outros.

Arrependido duelava com campeões como Silvano Alves, Fabiano Vieira, Robson Palermo, Enéias Barbosa, Sidnei Maria, Evandro Constantino dentre outras estrelas e se sentia uma estrela também.

Quando os peões caiam de seu lombo, Arrependido tentava pegá-los, mas logo apareciam palhaços como Pirilampo, Chicão, Sushi, Fofão e Arrependido se entretinha com eles e logo esquecia o peão caído.

Mas em certo rodeio, Arrependido ouviu pessoas falando que aquilo era uma judiação, que eles eram maltratados e que a vida deles era ruim. Ao voltar naquele dia, jurou não pular mais e assim o fez. Parou de pular, não fazia mais as viagens, não via mais os rodeios, não duelava com campeões e tampouco se divertia "atacando" os palhaços. Por ficar parado, Arrependido engordou demais e por desistir de tudo sem aposentar foi levado para junto do gado à campo.

Naquele fatídico dia, tudo estava meio estranho. O caminhão chegou, mas não era aquele que ia pro rodeio, era um caminhão sem proteção, bem simples. Foram tocados para dentro dele e seguiram rumo ao desconhecido.

O chegar ao destino desceram do caminhão e foram encaminhados pra um piquete. Arrependido lembrou do ritual de descer do caminhão, piquete, corredor, brete e pulos e mais pulos. Lembrou da platéia, dos peões, do narrador, dos palhaços e pensou:

- Oba !! Hoje tem rodeio !!!

Ao entrar no corredor, na primeira curva, tentou avistar a platéia e nada. Veio a segunda curva, tentou ver os peões, o narrador e nada. Quando foi chegando no final do corredor, avistou seu amigo da frente entrando, em seguida um estampido e após um silêncio. Ficou preocupado e por entre a fresta conseguiu ver seu amigo sendo carregado desfalecido. Só então Arrependido se deu conta do que acontecia. A porteira se abriu, Arrependido não viu saída e naquele momento, fez jus ao seu nome, sentindo-se arrependido de tudo que abandonou. E antes de morrer ele pensou:

- Como era boa a vida do rodeio !!!

Share this article :

+ comentários + 1 comentários

20 de setembro de 2013 às 06:49

Muito obrigado por publicar meu texto !! Assim como a palma reconhece o artista, um texto publicado em diversos sites sobre rodeio, reconhece este defensor do Rodeio . #AmoRodeio

Kleber Montagnini

Postar um comentário

 
Suporte : Grupo SJP de Comunicação | Marcinho Fotografo Jornalista |
Copyright © 2013/2022. PTR - Todos os Diretiros Reservado
Template Editador por Marcio José Nunes Vieira Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger